Minuto com Pê

26.1.07

Refletindo sobre o texto: Qual é a Questão?

TEXTO
QUAL É A QUESTÃO?
Após a leitura do texto e refletindo sobre a minha prática pedagógica até então, percebo que ao longo dos anos em sala de aula o que fiz foi somente repassar conteúdos aos meus educandos e com isso, não deixando que eles mesmos construisse o conhecimento. Nessa reflexão percebo que nós enquanto educadores, formados e inseridos ainda no método tradicionalista, de respostas prontas as dúvidas que surgem e falando ainda do cumprimento do plano de curso, onde os conteúdos deverão ser vistos até o final do ano letivo (retrato de concepções conservadoras). Sim, precisamos com urgência inovar, deixando de lado a concepção de que o professor faz de conta que ensina e o aluno faz de conta que aprende.
Não podemos mais ignorar o que o aluno vem buscar na escola, ou seja, ele vem em busca de algo novo, não formas prontas, mas motivos para que ele mesmo possa pesquisar, descobrir, buscar e construir da sua maneira o conhecimento que se deseja dele.
Hoje, o aluno está rodeado de ferramentas tecnológicas que tornam a busca ao conhecimento uma prática prazerosa que está além da série e idade no momento. Nesse processo, nós educadores temos um papel fundamental de incentivadores e cada vez mais questionando suas dúvidas, instigando a curiosidade. Tenho certeza que se fizermos isso, estaremos contribuindo na formação de cidadãos críticos, responsáveis, autônomos e confiantes na sociedade que estamos inseridos.
Referência Bibliográfica: Texto: Qual é a Questão?
Beatriz C. Magdalena e Iris Elisabeth Tempel Costa